Menu

Análise – Football Manager 2021

Este ano no Football Manager 2021,podemos contar com ajustes e melhorias em bastantes elementos diferentes.

Ao passo que jogos de futebol como Fifa, as diferenças entre versões anuais são mínimas, no FM não é esse o caso, em que todos os anos há diferenças, o que faz com que seja um dos jogos mais esperados anualmente pela crítica e pelos jogadores, apesar de ser ainda a experiência usual de FM.

Este jogo já não é só escolher a equipa, gastar milhões nos melhores jogadores do mundo e uma tática, e conquistar todos os troféus que existem.

Todos os aspetos personalizáveis da equipa estão disponíveis nesta versão e convem serem personalizados, o que implica ter que se ter bastante tempo para se poder efetuar tudo, para se ter mais hipóteses de conquistar troféus. Para quem já não joga há muitos anos,ou para quem joga pela primeira vez poderá ser aborrecido devido ao tempo que demora a personalizar os aspetos da equipa, bem como o tempo dispendido com os tutoriais, que permitem perceber como personalizar os aspetos da equipa e que ajudam no inicio, sendo eles também bastante demorados, tempo esse que vale a pena perder a ver e a fazer, pois assim fica-se com uma noção do que se tem que efetuar no jogo, para termos hipóteses de sucesso, visto os mesmos estarem esquematizados de forma excelente.

Temos também a questão das conferências de imprensa que este ano foram bastante melhoradas, pois anteriormente, não se teria que pensar muito nas respostas e muitas vezes daríamos as mesmas aleatoriamente, ou pedíamos ao treinador adjunto para ir as mesmas.

Este ano já não é assim tão simples, visto que as mesmas têm sido sempre trabalhadas arduamente todos os anos,de modo, a ficarem mais realistas, sendo que a linguagem corporal pode ser alterada ativamente dependendo das respostas que são dadas nas conferências de imprensa e assim transmitir melhor o que pretendemos dizer, podendo mostrar uma linguagem corporal de perplexidade ou de irritado, batendo com as mãos no tablet, sendo que no final da conferência de imprensa, o diretor de comunicação do clube irá avaliar o desempenho na mesma.

Essas mesmas dicas da linguagem corporal também estão espalhadas por outras partes do jogo, o que permite rapidamente perceber como os jogadores reagem nas reuniões de equipa e qual abordagem é a melhor, fazendo muita diferença quando se está a falar com os jogadores. Se se  irritar um grande nome desde o início com uma falta de ambição ou tendência para comprar e vender, iremos passar meses a tentar trazer o mesmo de volta.

O indicador de condição física do jogador foi removido do jogo, sendo substituído por um ícone de rosto, sendo que se anteriormente se substituía um jogador chave que estivesse com a condição abaixo dos 80%, agora ao início torna-se mais difícil de perceber a sua condição física, se bem que, em vida real, os jogadores são avaliados conforme a sua expressão, não existindo nenhum indicador de condição física, o que torna o jogo mais parecido com a realidade, tendo que se incorporar esse aspeto na nossa maneira de jogar.

Este ano, devido a essa situação também implicará mais mudanças no onze titular e, mesmo durante cada jogo ter-se-á que ir efetuando alterações tanto a nível de substituições, como de táticas para se enquadrarem melhor com os jogadores em campo, ao passo que na maior parte das vezes anteriormente, escolhia-se uma tática e era sempre essa que se usava, com bastante êxito, sendo que este ano já não pode ser assim, também devido à excelente IA do jogo.

Quem compra FM2021 não o faz por ter gráficos excelentes, mas sim porque é o jogo mais completo em termos de interface com o jogador no geral. No mesmo ecrã podemos efetuar substituições e alterações táticas sem que se tenha que passar por vários ecrãs para efetuar as mesmas.

A interface geral de utilizador também é mais clara e melhorada o que permite visualizar perfeitamente todas as informações lançadas sobre o utilizador, bem como os objetivos que o clube pede para serem alcançados no inicio de cada época, sendo também um aspeto bastante útil na análise aos jogos, permitindo saber se os avançados estão a desperdiçar muitos remates, permitindo assim avaliar se a equipa poderia ter marcado mais golos, que muitas vezes é a diferença entre uma vitória ou uma derrota, bem como avaliar o desempenho dos restantes jogadores da equipa.

Este ano também todo o “scouting” de jogadores novos, com bastantes probabilidades de sucesso no futuro, é feita pela equipa de bastidores, existindo para isso, uma reunião quando se ingressa num clube, onde são indicadas as zonas mais frágeis e carenciadas da equipa, o que dá ideia de pessoas reais e que realmente fazem parte da equipa técnica, sendo que esse mesmo facto, coloca mais pressão sobre o utilizador para encontrar o ajuste certo para a equipa.

As contratações também estão mais difíceis atualmente, visto também os orçamentos serem mais baixos, a não ser que se jogue com equipas de topo mundial, como Manchester City, Barcelona, Real Madrid, entre outras e também porque os agentes dos jogadores também recebem uma percentagem do valor pago pelo jogador, o que implica ter que se ter mais orçamento de transferências disponível, enquanto que em anos anteriores as contratações de jogadores eram bastante mais fáceis de se efetuarem.

Cópia digital do jogo gentilmente cedida pela ECOPLAY
Análise feita pelo nosso colaborador Sérgio Monção

Este ano no Football Manager 2021,podemos contar com ajustes e melhorias em bastantes elementos diferentes. Ao passo que jogos de futebol como Fifa, as diferenças entre versões anuais são mínimas, no FM não é esse o caso, em que todos os anos há diferenças, o que faz com que seja…
Jogabilidade - 85%
Gráficos - 75%
Longevidade - 95%
Som / Banda Sonora - 80%

84%

Football Manager 2021, é um jogo vencedor e que vale a pena jogar, não só pelos que jogaram as versões anteriores, bem como pelos que não jogam à algumas versões, visto que irão notar diferenças significativas e entusiasmantes, dando o devido tempo necessário para nova aprendizagem de como se jogar. É também a versão mais realista até ao momento e com uma mais profunda interação do utilizador e com comunicações mais variadas entre a equipa técnica e os jogadores do clube, sendo que fará o utilizador sentir-se como um verdadeiro gerente do clube.

User Rating: 5 ( 1 votes)
Francisco Xavier

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming