Menu

Entrevista com Jorge Pinto

A SpikeJAP Studio é um estúdio independente de videojogos situado no Porto e a MoshBit Gaming esteve à conversa com Jorge Pinto, fundador da empresa.

MBG – Boa tarde! Em nome da MoshBit Gaming gostava agradecer a tua disponibilidade para nos dar esta entrevista.  Primeiro, gostava que nos falasses um pouco sobre ti. Quem é o Jorge Pinto?

Jorge Pinto – Sou um sonhador. Perdão, programador! Sou um programador informático durante o dia, e um sonhador de noite. Adoro criar jogos e o meu maior sonho é ter uma empresa de jogos, que consiga projetar o nome de Portugal na indústria.

MBG – Como surgiu a ideia de formar a SpikeJap?

Jorge Pinto – O sonho de criar uma empresa de jogos já é um sonho que tenho desde os meus 14 anos. Quando me encontrei num trabalho um pouco instável, decidi começar a criar jogos, para começar a ter experiêcia. Nessa altura, e após vários dias de brainstorming para criar um jogo e uma marca, surgiu a SpikeJAP Studio.

MBG – Qual é o público alvos dos vossos jogos?

Jorge Pinto – Acho que os jogos que fizemos até ao ano passado foram para nós. Queríamos experimentar mecânicas, melhorar a nossa experiência no unity, melhorar em termos de arte e som e, acima de tudo, saber os nossos limites. Quando fizemos o Youtubers Vs the World, decidimos que tínhamos de começar a fazer jogos mais compostos, mais bem pensados. Fomos ao Game Dev Camp em lisboa com um protótipo pequeno que acabou por se dividir em três, que acabamos por levar para a Comic Con Portugal 2015. Este ano, trabalhamos os protótipos com base no feedback que conseguimos obter, e acabamos de lançar o Quadrik, um jogo de puzzle que orientado para jogadores casuais. Estamos a preparar o lançamento para iOS de Quadrik, e estamos já a preparar um outro jogo de puzzle que é orientado para um público mais abrangente, sendo que as mecânicas são semelhantes ao típicos jogos de combinação de 3 peças.

MBG – Sabemos que participaram em várias gamejams a nível nacional e internacional. Podem falar-nos um pouco sobre essas experiências?

Jorge Pinto – Foram ótimas! Quando participei na primeira gamejam ainda era só eu na SpikeJAP, mas participei com um grupo de pessoas que após a gamejam entraram para o estúdio. Logo na primeiro concurso (Indies Vs PewDiePie) ficamos em 13º de 784 entradas, que foi muito bom (e cansativo!). Desde então, ficamos em 4º lugar no Banana Jam e em 73º do Indies Vs Gamers, que contou com cerca de 450 participações.

MBG – Em que jogo gostaste mais de trabalhar e porquê?

Jorge Pinto – Acho que foi o primeiro jogo em que trabalhamos todos em conjunto, na gamejam Indies Vs PewDiePie, Rise of the Valkyrie. Foi feito em 72 horas, e foi uma experiência de gameplay que tinha em mente, e que propus aos restantes membros da equipa. A história foi toda feita em conjunto, e encaixou perfeitamente no que queria apresentar. Foi também o primeiro jogo que fizemos para PC, e adoramos a experiência. Apesar de nos termos focado muito em mobile ao longo destes dois anos, queremos dar o salto e, quem sabe, estar no prémios Playstation do próximo ano.

MBG – Sentem que o trabalho dos estúdios Indie é reconhecido em Portugal?

Jorge Pinto – Começa a ser reconhecido, e com todo o mérito para todos os membros da comunidade de desenvolvimento de jogos em Portugal. Se olharmos para trás, vemos iniciativas que surgiram e ficaram, tal como o Game Dev Camp que tem como patrocinador a Microsoft, os prémios Playstation e até os espaços para os indies portugueses que existem na Comic Con, Iberanime e a Lisbon Games Week. Tivemos a oportunidade de estar presentes em vários eventos, apesar de sermos um estúdio pequeno e com pouca visibilidade.

MBG  Quais são os vossos planos para o futuro?

Jorge Pinto – Temos dois protótipos feitos e que vamos tornar realidade. Vamos continuar pela temática de puzzle games ao fazer estes dois jogos, e depois estamos a pensar dar o salto para os jogos para consolas/pc. O nosso objetivo a curto prazo é arranjar algum investimento ou receita dos nossos jogos para podermos registar empresa, algo estável para podermos trabalhar apenas no desenvolvimento de jogos.

MBG – Para finalizar, queria mais uma vez agradecer esta oportunidade e caso queiras adicionar mais alguma coisa, agora é o momento.

Jorge Pinto  Apenas dizer que nos podem seguir no twitter em https://twitter.com/SpikeJAPStudio e no facebook em https://www.facebook.com/spikejapstudio/

Francisco Xavier
Latest posts by Francisco Xavier (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos