Menu

Reportagem – 4Gamers

Os passados dias 6 e 7 de Maio foram marcados pelo Iberanime, o maior evento de cultura japonesa do país, e pela primeira edição do 4Gamers, o novo evento de videojogos português. Os eventos decorreram em Lisboa na Sala Tejo e a MoshBit Gaming esteve presente para vos poder contar como foi.

Tendo em conta que o foco do nosso website são os videojogos, esta reportagem incidir-se-á principalmente no 4Gamers.

O evento contou com dois palcos dedicados às competições de Counter Strike Global Offensive e League of Legends. Os eSports foram sem dúvida um dos maiores destaques do evento e no segundo dia decorreram as finais dos torneios que contaram com mais de cem equipas qualificadas. As transmissões ao vivo estavam muito bem conseguidas e tivemos até a presença de comentadores profissionais.

A Playstation esteve também presente com uma área onde os visitantes podiam experimentar jogos como Gran Turismo Sport, WipEout Omega Collection, Injustice 2, Farpoint para o PlayStation VR e Strikers Edge, um título português que venceu a 1ª edição dos Prémios PlayStation.

O maior destaque vai sem dúvida para Farpoint, que acabou por ser a melhor experiência de realidade virtual que já tive na vida. O facto de podermos usar o novo PS VR Aim Controller aumentou ainda mais a imersão naquele mundo virtual, onde estamos constantemente a lutar pela nossa sobrevivência e a ser atacados por aranhas gigantes. Farpoint está disponível desde o passado dia 16 de Maio e será concerteza um dos maiores êxitos de 2017.

Foi possível encontrar também algumas consolas da Microsoft, onde pudémos jogar alguns títulos como Forza Motorsport 6 e Fifa 2017.

Infelizmente as áreas dedicadas ao desenvolvimento de jogos, Workshops, Retrogaming e Youtubers estavam mais afastadas do evento em si e talvez devido à falta de sinalização estavam um pouco vazias. É pena porque houve imensas palestras e workshops interessantes que acabaram por passar despercebidos. Mas isso já é habitual neste tipo de eventos… Entre os workshops mais interessantes tivémos uma iniciação à produção de música 8-Bit com Miguel Cintra e uma mostra da criação de Concept Art para Videojogos com a escola ETIC.

Neste primeiro andar estava também presente o espaço Retrogaming, muito bem estruturado pelo Mário Tavares, fundador do Museu de Videojogos Português, Nostálgica. O espaço contou com várias consolas e arcades antigas, mas não só… Também podíamos encontrar lá algumas plataformas mais recentes como é o caso da Nintendo Switch. Foram imensos os nostálgicos e os curiosos que passaram pelo espaço para fazer uma viagem no tempo e pudemos observar que os videojogos antigos continuam a fazer sucesso entre os miúdos e graúdos! Podem ver uma entrevista que fizemos anteriormente ao Mário Tavares aqui.

Na sala Retrogaming houve também espaço para painéis com YouTubers e Streamers, palestras sobre a indústria e várias sessões de autógrafos com os convidados do evento.

Como é habitual neste tipo de eventos, haviam várias lojas dedicadas aos periféricos, retrogaming e merchandising espalhadas pelo recinto, como é o caso da 1UPAlientech+2 Jogos e GamerShop.

De modo geral achamos que o 4Gamers conseguiu supreender imenso pela positiva, ainda mais se tivermos em consideração que esta foi a primeira edição. Tudo pareceu estar muito bem organizado e os horários das actividades foram respeitados. O único problema que encontrámos foi com a falta de sinalização. Se não tivéssemos lido o programa online, nem sabiamos da existência das actividades que decorreram no primeiro andar.

Eventos como este são extremamente importantes para que as equipas de eSports portuguesas possam crescer e para divulgar o trabalho feito pela indústria nacional de videojogos. A organização está de parabéns pelo enorme sucesso dos dois eventos que decorreram lado a lado e acreditamos que no futuro o 4Gamers possa crescer e ganhar o seu próprio espaço.

Podem ver o vídeo de resumo do evento abaixo:

Francisco Xavier

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming